Como Ficar Melhor no CS2? Dicas e Estratégias - KeyDrop Blog
Pular para o conteúdo
Voltar para a página inicial

Como Ficar Melhor no CS2? Dicas e Estratégias

KeyDrop Team

Beleza, então você acha que precisa ficar melhor no CS2? 

Ué, é só aprender o jogo!

Brincadeira. Nesse artigo te daremos algumas dicas e truques para melhorar no CS2. Exploraremos aspectos táticos e mecânicos para melhorar suas habilidades no Counter-Strike, com dicas para todos, de iniciantes a veteranos.

Passo 1: Manter a Mira Estável

Olha, todo jogador mais antigo de Counter-Strike com habilidades mecânicas em declínio vai te dizer — a intuição de jogo não vale muito se você não consegue vencer um duelo simples. Por isso, você deve começar garantindo que seus tiros atinjam a cabeça dos seus oponentes e que você controle o recuo. A melhor forma de fazer isso é aquecendo nos mapas de Treino de Mira do CS2 como Ullectical’s AimBotz e Recoil Master. Use-os para aprender a controlar sua mira e tiro. Não precisa ser perfeito, mas você deve conseguir tanto acertar um headshot quanto spray em um inimigo em movimento para ter uma chance de melhorar. Colocar a mira no lugar certo também ajuda. Lembre-se: tem que sempre estar pronta para um headshot.

Certifique-se de aquecer antes de cada sessão usando um dos mapas de treino mencionados. Suas habilidades vão se beneficiar de uma relembrada antes de cada jogo.

Passo 2: Aprenda o Mapa

Uma vez que saiba atirar, a próxima coisa mais fácil a fazer é aprender o mapa. Counter-Strike é um jogo de ângulos, o que significa que é bom aprender as posições básicas onde seus inimigos podem estar e os ângulos que te dão vantagem, assim como os momentos que um confronto pode ocorrer. Enquanto a ferramenta de aprendizado de mapa do YPrac ainda está esperando melhorias na engine do CS2 para retornar, assistir vídeos no YouTube de jogadores experientes em um mapa te dará uma vantagem no senso de jogo. 

Conhecer o mapa também ajuda a compensar uma mira média. Se puder surpreender um oponente com um flanco imprevisível ou um timing inteligente, você vai parecer melhor do que é. Talvez até valha a pena focar em um só mapa para começar, e ir vendo outros aos poucos.

Passo 3: Economia

Um dos aspectos mais subestimados do Counter-Strike é entender a economia do seu jogo. Saber quando comprar totalmente(full buy), forçar, ou economizar pode ser a diferença entre uma vitória e uma derrota, por isso sugerimos que assim que você aprender os fundamentos mecânicos, também aprenda os conceitos básicos do metajogo.

Felizmente, isso é fácil de explicar. Após cada rodada, a equipe vencedora recebe um prêmio (entre $3250 a $3500, dependendo se venceram por eliminação ou explosão/desarme da bomba), enquanto a equipe perdedora recebe um bônus progressivo de derrota, começando em $1400, com um adicional de $500 a cada rodada até $3400. O bônus diminui de depois de uma vitória de round. Você pode ver qual “estágio” do bônus você está na scoreboard. Os terroristas também receberão um adicional de $800 se perderem uma rodada na qual plantaram a bomba. Sim, isso significa que você pode ganhar uma rodada como CT e receber $700 a menos do que seus adversários do lado T. 

Você também receberá um bônus por eliminação, dependendo da arma que você usa Rifles, P90s e granadas rendem $300, a AWP e a CZ$100, outras SMGs rendem $600, espingardas $900, pistolas $300 e facas $1500.

Agora, o problema é que um “full buy” (ou seja, comprar todo o equipamento necessário) custa em torno de $5000-$6000 (e muito mais se você for um AWPer, desculpe a todos os “point-and-clickers” por aí). Isso significa que você tem que planejar sua economia com antecedência para garantir que tenha o maior número possível de rodadas com “full buy” durante o jogo, e aproveitar ao máximo as rodadas em que seus inimigos estão com equipamento limitado. 

Isso significa que você não só precisa contar seu dinheiro (pensando em quando evitar uma compra inteira, para economizar para a próxima rodada, quando você pode forçar uma compra, pois terá o suficiente para a próxima rodada), mas também contar o dinheiro de seus oponentes (quando comprar SMGs e espingardas para uma rodada anti-eco). 

Descobrir tudo isso e contar constantemente (e orientar sua equipe, o que pode ser difícil) ajudará você a vencer jogos simplesmente superando seus oponentes e tendo a melhor estratégia possível.

Passo 4: Aprenda a se Mexer

O próximo passo em sua jornada rumo à superestrela do CS2 deve ser aprender movimentação… e não estamos falando sobre bunny hopping como o lendário phoon (embora tenhamos certeza de que também é útil até certo ponto).

Estamos falando do movimento básico. Como você se aproxima dos ângulos, como espia, como se comporta em uma trocação de tiros.

IÉ extremamente difícil explicar em forma de texto, mas o ponto principal é atirar e não tomar tiro. Isso se relaciona com os dois passos anteriores, já que você precisa ter um bom posicionamento de mira (ou seja, sempre no local onde espera que o inimigo esteja) e bom conhecimento do mapa para saber como olhar cada ângulo. 

Quão longe você se expõe durante um confronto armado, quando você para, se você se move entre os tiros, tudo isso ajuda você a se tornar não apenas um atirador melhor, mas um alvo mais difícil de acertar, aproveitando-se das mecânicas do jogo a seu favor. Se você se pergunta por que outros jogadores parecem ter facilidade em te acertar… Pode ser seu movimento.

Existe muita informação em canais como WarOwl e voo sobre como movimento funciona exatamente, mas praticar é bem mais difícil. Até que a YPRAC seja adaptada para o CS2, a melhor opção é praticar movimento de mapa em Deathmatch, e strafing em AimBotz.

Passo 5: Utilidade

Se quer levar suas skills de CS2 para o próximo nível, vai precisar aprender como usar smokes, molotovs e flashbangs. Existem muitos tutoriais online sobre as melhores smokes em cada mapa, e você deveria provavelmente aprender pelo menos todos os smokes básicos. Por exemplo, no Mirage, as smokes básicas no lado T seriam: Jungle, Escada, Base CT, Janela (essa é difícil), e short e kitchen no B.

Mas por que aprender todasl? Bem, se estiver jogando com pessoas que não conhece, conhecimento de utilidade te permitirá cumprir qualquer função que estiver faltando nos seus setups, já que muitas vezes alguém não sabe que uma smoke pode te ajudar a vencer o round. Se você joga em um grupo de 5 jogadores, você pode principalmente focar em uma ou duas smokes, flashes ou molotovs como sua especialidade, mas mesmo assim, é bom conhecer os outros, por exemplo, se você tiver um spawn melhor para uma execução rápida

Passo 6: Aprenda as Táticas

Falando de execuções, depois de aprender as smokes, a próxima coisa é aprender a dar as calls básicas. Embora possa ser difícil em partidas aleatórias (PUGs), se você encontrar alguns colegas de equipe amigáveis que estejam dispostos a cooperar, você pode começar a instruí-los a fazer o melhor possível Enquanto em ranks mais baixos, o cerne do seu trabalho será dizer a todos em qual ponto ir e sincronizar o uso de utilidades, em ranks mais altos, é possível comunicar estratégias avançadas com pessoas que também entendem do assunto.

Uma parte importante de aprender táticas é também analisar as táticas dos seus oponentes. Seu oponente vai para a janela em Mirage toda rodada? Use uma smoke ou molly para tirá-lo ou junte dois jogadores para uma emboscada. O lado T tomando controle do meio muito fácil em Inferno? Coloque um AWPer, ou use uma smoke para conseguir alguma agressão de um dos pontos.  

As táticas naturalmente surgem conforme você joga o jogo, mas assistir a torneios profissionais ajudará você a entender o que deve fazer. Por exemplo, uma tática simples para uma rodada de eco total no lado dos Terroristas em Mirage é agrupar 4 jogadores no palácio com a bomba e ter um jogador lançar duas flashes da rampa (a única coisa que você comprará na rodada), com os jogadores restantes usando as flashes para sair rapidamente do palácio e, com um pouco de sorte, plantar a bomba para aquele belo bônus de $800, permitindo uma compra melhor na rodada seguinte.

Coisas assim nem sempre funcionam. Equipes inteligentes terão um jogador posicionado sob o Palácio para derrubar esses jogadores, mas o risco vale a pena, considerando que essa configuração pode deixar o bombsite aberto (ainda que por pouco tempo).  

Aprender as táticas também ajudará você a se comunicar de forma mais clara com os colegas de equipe e evitar mal-entendidos bobos que podem custar rounds, ou até mesmo jogos.

Passo 7: Entre no FACEIT

Cansado de hackers e griefers? Ir para FACEIT pode ser uma solução para isso. Com a plataforma oferencendo um jogo de alto nível e um anti-cheat robusto, vai ser um desafio, mas uma experência melhor e mais limpa de CS2. E, afinal, jogar com jogadores melhores naturalmente o tornará melhor, então ir para PUGs pode ser uma ótima maneira de melhorar suas habilidades de forma natural… mesmo que seja um pouco frustrante.

Passo 8: Ache um grupo de 5

Se quer subir nos ranks, seja no modo Premier do CS2 ou no FACEIT, precisa de pessoas em quem pode confiar. Os companheiros de equipe aleatórios são ótimos para aprimorar suas habilidades individuais, mas no final do dia, construir química com um grupo de amigos sempre será benéfico, já que vocês criarão estratégias e táticas, e sempre terão uma comunicação melhor do que um monte de estrelas de PUG. Por isso, se achar alguém com quem funciona bem, jogue junto. Pode começar pequeno e ir construindo seu time conforme mais pessoas chegam. Isso não só te fará melhor no CS, mas tabmbém fará sua experiência no CS melhor.

Passo 9: ???

Passo 10: Lucro

E isso é tudo. Uma vez que junte todas essas dicas e truques, deve poder jogar em um nível mais alto. Como pode ver, dá bastante trabalho, mas qual jogo não dá? Então se quer virar um Global Elite ou Nível 10 FACEIT… Isso não vai ser suficiente, mas com certeza vai ser um grande passo para se tornar um jogador de CS2 melhor!

KeyDrop Team

Compartilhe:

Você também pode gostar

10 Melhores Skins de Glock-18 no CS2

Como Kickar Bots no CS2: Todos Comandos