Ranks do CS2 explicados: Como funcionam e como subir de Rank - KeyDrop Blog
Pular para o conteúdo
Voltar para a página inicial

Ranks do CS2 explicados: Como funcionam e como subir de Rank

KeyDrop Team

Se for novo ao Counter-Strike no geral, ou não joga desde os tempos do CS:GO, os sistemas de ranking do CS2 pode te confundir bastante. Mas isso será resolvido até o fim desse post. Você está prestes a aprender tudo que há para saber sobre ranks do CS2, então tá suave. 

Existem dois sistemas de ranking separados no CS2: Um para o modo competitivo e um para o modo Premier. Falaremos dos dois, começando com ranks Competitivos. Fique até o fim para dicas sobre como seu rank Premier é calculado e como melhorá-lo mais rápido! 

Ranks CS2 Modo Competitivo (Para cada mapa)

Competitve-Rank-CS2

Existem 18 ranks no modo competitivo do CS2: 

  1. Silver I (S1)
  2. Silver II (S2)
  3. Silver III (S3)
  4. Silver IV (S4)
  5. Silver Elite (SE)
  6. Silver Elite Master (SEM)
  7. Gold Nova I (GN1)
  8. Gold Nova II (GN2)
  9. Gold Nova III (GN3)
  10. Gold Nova Master (GNM)
  11. Master Guardian I (MG1)
  12. Master Guardian II (MG2)
  13. Master Guardian Elite (MGE)
  14. Distinguished Master Guardian (DMG)
  15. Legendary Eagle (LE)
  16. Legendary Eagle Master (LEM)
  17. Supreme Master First Class (SMFC)
  18. Global Elite (GE)

Reconhecerá eles do CS:GO, mas as semelhanças acabam por aí. No CS2, você tem um rank separado para cada mapa. Então a maior parte dos jogadores terá um rank maior em alguns mapa, mas ranks mais baixos (ou nenhum rank) em outros. Você pode ser Legendary Eagle em Mirage mas Silver I em Dust 2. 

Rank Inicial

Como assim nenhum rank? Sim, você começa sem rank, e precisa ganhar 10 partidas de colocação em um mapa para receber seu rank Inicial. Note que é ganhar 10 partidas, não só participar. 

Tecnicamente, o jogo determina seu rank Inicial baseado no desempenho em todas as partidas jogadas no mapa. Mas ranks iniciais costumam estar nos mais baixos — não importa o quão bom você seja, não vai ser Global Elite direto. Mesmo que ganhe 10 partidas de uma vez com um desempenho incrível, é improvável que comece acima de Silver Elite Master. 

Depois você pode subir os ranks continuando a ter um bom desempenho nas partidas competitivas no mapa. Desempenho bom consistente melhorará seu rank com o tempo, enquanto perder partidas pode fazer seu rank cair. 

Mais uma coisa para notar é que apenas partidas jogadas no Modo Competitivo, especificamente, contam para seu Rank Competitivo. Então por exemplo, se jogar Ancient no Modo Preimier ou em outro lugar, seu desempenho lá não impacta seu Rank Competitivo no mapa Ancient. 

Motivação por trás do sistema de rank por mapa

Muitos jogadores se perguntam inicialmente por que ranks são ganhos com base em mapas, em vez de no geral afetando tudo (como era no CS:GO) 

Na teoria, esse sistema deveria melhorar o matchmaking. Conhecer um mapa como a palma da sua mão lhe dá uma grande vantagem sobre alguém que nunca jogou nele, certo? Seu rank por mapa mostra não só sua habilidade geral no Counter-Strike, mas também o quão bem você conhece o mapa, seus ângulos, desafios, chamadas, etc. 

Quando o Rank Competitivo é usado no matchmaking, deve garantir que jogará com (e contra) jogadores que estão em um nível similar. Para que não seja destruído instantaneamente por jogadores com muita experiência, nem carregue seus colegas de nível baixo. 

Na prática, esse sistema ainda precisa provar sua eficiência. No momento da escrita (pouco depois do lançamento do CS2), a maior parte dos jogadores estão presos no gargalo do Ranks Silver. Parece que quase todo mundo é colocado lá para seu rank Inicial. Atualmente, você ainda provavelmente vai encontrar jogadores de alto nível nos ranks Silver, já que é onde o jogo os colocou e eles não tiveram tempo de chegar à sua classificação “correta”. 

Como subir de Rank no Modo Competitivo do CS2

Subimos de nível no CS2 ganhando partidas. Nossa, que surpresa. 

Ainda assim, é o “ganhar partidas” que é difícil, então aqui estão algumas estratégias para te ajudar a vencer mais partidas e subir de rank rápido. 

Mapas de Treino

Use o modo de treino para conhecer o terreno, praticar ângulos e testar estratégias. Pegue o jeito das áreas diferentes do mapa e aprenda as chamadas. Conhecer o mapa fará o trabalho em equipe mais fácil uma vez que estiver em uma partida ao vivo. 

Você pode usar o comando de console bot_add para spawnar alguns bots para uma experiência mais realista. Desce bala neles até conhecer cada centímetro do mapa. 

Melhore sua Mira

Você pode ter cada pixel do mapa memorizado, mas isso não ajuda de nada se não conseguir acertar um bot travado a três metros de distância. 

Então, pratique suas habilidades de mira, tracking e compensação de coice em partidas casuais com amigos ou usando mapas de treino de mira. Mapas de mira oferecem uma experiência mais previsível e repetível, então é provável que sejam a melhor opção aqui. Muitos mapas de treino de mira tem o Modo Headshot, onde apenas headshots danificam bots — perfeito para treinar precisão. 

Assista partidas

Depois de cada partida, analise a demo para ver o que deu certo, o que deu errado e o que pode melhorar. Você nunca vai melhorar se não aprender com seus erros (e dos outros). Também é uma boa idéia assistir partidas profissionais online, para ver dicas e técnicas. 

Um Mapa de Cada Vez

O modo competitivo te permite escolher os mapas que quer entrar na fila, o que significa que pode só jogar o mesmo mapa de novo e de novo. Pode ser uma boa estrategia se agüentar o grind. Foque em um mapa de cada vez para ter a disposição, ângulos e táticas frescas na memória. 

Ranks do Modo Premier no CS2 (Classificação CS)

Premier-Rank-CS2

Agora o outro sistema de rank no CS2: Classificação CS do Modo Premier. 

Isso é um rank geral que não é específico a nenhum mapa. Expressado em números, de 0 a 30000 e além. A cada 5000 pontos, entrará em um novo tier que é marcado por uma cor diferente. 

  • 0 a 4,999 = Cinza
  • 5,000 a 9,000 = Azul claro
  • 10,000 a 14,999 = Azul
  • 15,000 a 19,999 = Roxo
  • 20,000 a 24,999 = Rosa
  • 25,000 a 29,999 = Vermelho
  • 30,000+ = Dourado

(Para quem ainda pensa em termos de CS:GO, ficará feliz de saber que o Scope.gg como os antigos ranks CS:GO correspondem aos novos números de classificação do CS2. Veja o post deles para mais detalhes.)

Como o sistema de Classificação CS Funciona

Assim como o Rank do Modo Competitivo, precisará completar 10 partidas de colocação para receber sua classificação inicial CS2. Não importa o quão bom for seu desempenho, provavelmente cairá no fundo da pilha primeiro. Não espere chegar no tier Vermelho só com essas partidas. 

Daí, melhorará sua classificação vencendo partidas e perderá pontos…perdendo partidas. A maior parte das partida te darão cerca de 100-200 pontos por vitória (mas é possível chegar a mais de 300 se estiver em uma sequência de vitórias). 

Falando de sequências (streaks), são um grande fator impactando sua pontuação para cada partida. Quanto mais partidas ganhar de uma vez, mais pontos ganha a cada vitória consecutiva. Infelizmente, funciona da mesma maneira com sequências de derrotas — se a primeira derrota te custa —100 pontos, a quarta pode custar -300 ou mais. 

Partidas de Promoção e Rebaixamento

Como já mencionamos, a maioria das partidas te dará 100-200 pontos por vitória. 

Quando melhorar sua pontuação e se aproximar das bordas do tier (prestes a mudar de cor, a cada 5000 pontos), começará a jogar partidas de promoção. Essas partidas te darão pouquíssimos pontos, as vezes apenas 1 ou 2 por vitória. Enquanto isso, ainda pode perder o número normal de pontos. Isso faz com que os últimos pontos necessários para subir de tier sejam bem trabalhosos. 

O mesmo processo se aplica quando perdeu muitos pontos e está próximo de cair para um tier inferior. Quando estiver no fundo de um tier, jogará partidas de Rebaixamento onde perderá menos pontos por partida, mas ganhará o normal. No geral, Partidas de Promoção e Rebaixamento dificultam tanto na hora de subir quanto cair de tier. 

Como sua classificação CS2 é calculada

A matemática exata por trás do cálculo não é conhecimento público, mas sabemos que a classificação CS segue vagamente os princípios do sistema de classificação de Elo. Originalmente criado para xadrez, Elo é um método de determinar o nível de habilidade de um jogador em relação ao nível de habilidade de outros jogadores. E usado para jogos onde a razão de vitória/derrota é o que conta, ao invés de pontuações específicas. Aqui está um guia detalhado explicando como o método de Elo funciona (para os loucos entre vocês). 

Antes de cada partida começar, verá o número exato de pontos que pode ganhar ou perder dependendo do resultado. Isso leva alguns jogadores a acreditar que seu desempenho não conta, apenas vencer ou perder. No entanto, é possível (provável, até) que o jogo também leve em consideração seu desempenho geral em todas as partidas para calcular quantos pontos de classificação CS2 você recebe por partida. Afinal, se vencer ou perder fosse o único fator, jogadores menos eficazes poderiam obter altas pontuações na Classificação CS2 apenas sendo carregados por seus colegas repetidamente. A classificação e/ou desempenho geral de seus oponentes e colegas de equipe também provavelmente são fatores. 

Como Melhorar Sua Classificação CS2

Sem saber exatamente como o jogo calcula seus pontos, é difícil definir estratégias específicas para subir de rank rapidamente. Mas há algumas coisas que você pode ter em mente enquanto avança para o tier Gold: 

Conheça Todos os Mapas

No Modo Premier, você praticamente precisa estar preparado para jogar em qualquer mapa. Ao contrário do Modo Competitivo, não há como limitar-se a jogar apenas mapas específicos aqui. As partidas começam com uma fase de escolha e banimento, o que significa que você tem controle limitado sobre em qual mapa acabará jogando. 

Aprender os ângulos, callouts e táticas de todos ou da maioria dos mapas ajudará você a conquistar vitórias consistentes e sequências, que fornecem pontos extras 

Monte um Time

Claro, é possível acumular gradualmente vitórias e pontos jogando sozinho, mas não é a maneira mais eficiente de fazer as coisas. É imprevisível e desigual, o que significa que ter uma sequência de vitórias será uma questão de sorte tanto quanto de habilidade. E sorte não é a coisa mais confiável do mundo.

Então, se puder, tente montar um time sólido para partidas regulares Se seus amigos não jogam Counter-Strike, você pode usar plataformas como Teams.gg para encontrar jogadores no seu nível, com os mesmos objetivos e horários. Trabalho em equipe previsível ajuda muito a acumular vitórias e ser mais consistente. 

E se seus amigos jogam CS2, mas você percebe que está sempre carregando a equipe, evite jogar o Modo Premier juntos — perder partidas nesse modo custa muitos pontos. Opte pelo Modo Casual ou escolha um servidor local. 

Evite Abandonar Partidas

Obviamente, você deveria fazer isso de qualquer forma, mas às vezes ser combinado com jogadores que atrapalham pode tornar difícil não abandonar uma partida. Saiba que de acordo com relatos, de jogadores, abandonar partidas pode te custar… 1000 pontos. Não é erro de digitação: um mil pontos. 

Compreensivelmente, alguns jogadores consideram essa penalidade muito severa — você teria que vencer pelo menos 5-6 partidas seguidas para recuperar esses pontos; potencialmente até mais se você tivesse descido de nível como resultado da penalidade. Até o momento desta escrita, a Valve não se pronunciou sobre esse problema, então apenas tenha em mente que o custo de abandonar uma partida pode ser considerável. 

No lançamento do jogo, ser expulso durante uma partida também resultava em penalidades significativas (-1000 pontos, segundo alguns relatos). Valve chamou essa mecânica de bug e consertou com um patch (lançado 6 de outubro, 2023). Desde então, jogadores que foram expulsos recebem ou perdem uma proporção de pontos de acordo com o resultado da partida. 

Distribuição de Rank CS2

Por fim, você pode estar se perguntando sobre a distribuição de ranks no sistema Premier. Quantas pessoas alcançaram Gold (spoiler: não muitas) e qual é o perfil de rank geral de todos os jogadores de CS2? 

É difícil responder a essas perguntas agora mesmo — estamos escrevendo isso logo após o lançamento do CS2 (T4 2023), então os jogadores ainda não tiveram tempo para alcançar seus ranks máximos. Será necessário alguns meses, pelo menos, antes de vermos mais dados de distribuição que reflitam efetivamente os níveis dos jogadores. 

Enfim, aqui está um pouco do que sabemos até agora graças a essa incrível pesquisa sobre distribuição de Rank CS2 por Leetify:

  • Até novembro de 2023, a maioria (77,8%) dos jogadores possui pontuações de Classificação CS abaixo de 10.000. Isso é semelhante ao gargalo nos ranks competitivos Silver que mencionamos. 
  • Cerca de 15,5% estão no grupo de 4.000 pontos, um pouco abaixo de avançar para o tier Azul Claro. As partidas promocionais provavelmente estão atrasando o progresso deles. 
  • 3% dos jogadores têm 15.000 pontos ou mais. 
  • Apenas 0,2% dos jogadores têm classificações CS acima de 20.000 (tiers Rosa, Vermelho e Ouro combinados). De acordo com o CSStats Leaderboard, apenas 3 jogadores alcançaram o tier Ouro até dezembro de 2023, embora seja importante observar que os dados externos de leaderboard são incompletos por design. 

Conforme a distribuição de ranks evolui, é provável que eventualmente vejamos a mesma tendência que no CS:GO: a maioria dos jogadores se posicionando no meio, com números diminuindo gradualmente em ambas as extremidades da escala.

Conclusão

Aqui está seu resumão sobre ranks de CS2: 

  • Ranks Competitivos são expressados em palavras (Silver, Gold Nova, etc) e são atribuídos por mapa. 
  • Ranks Premier são números e não são divididos em categorias de mapas.
  • Ambos os ranks são melhorados ao ganhar partidas. Perder partidas pode diminuir seu rank. 
  • Vitórias se acumulam no Modo Premier: Sequência de vitórias lhe trarão mais pontos, e de derrotas te fará perder mais pontos.

Boa sorte alcançando ranks melhores e classificações mais altas! 

KeyDrop Team

Compartilhe:

Você também pode gostar

Top 7 facas mais baratas no CS2