Como surfar no CS2: Servidores, Mapas e Dicas - KeyDrop Blog
Pular para o conteúdo
Voltar para a página inicial

Como surfar no CS2: Servidores, Mapas e Dicas

KeyDrop Team

Quando o CS:GO virou CS2, uma das preocupações na mente dos jogadores era se surfar ainda seria possível na nova versão. (Claro que ainda tinham aqueles que não ligavam, mas enfim) Enquanto jogadores veteranos respiraram aliviados em descobrir que surfar ainda era possível no CS2, novatos podem estar se perguntando o porquê desse alarde todo. Então aqui está: Como surfar no CS2 — o guia para tudo que você precisa saber.

O que é Surfar no Counter-Strike?

Surfar no Counter-Strike envolve escorregar no lado de uma parede inclinada (rampa), da mesma forma que um surfista desliza em uma onda alta. É um modo de jogo não oficial que tem pouco a ver com o gameplay normal: em surfe clássico no Counter-Strike, não se usa arma alguma, mas é possível achar servers que combinam um mapa de surfe com elementos de combate

Ficar na rampa e mover-se de uma para outra é teoricamente fácil, mas difícil de ficar bom, precisando de reflexos rápidos e muita prática.Existem mapas e servidores dedicados a surfe, feitos apenas para isso e cheios de rampas, paredes e plataformas para formar um curso de obstáculos. Também existe o lado competitivo de surfe, que inclui torneios da comunidade e competições como a 2023 CS Surfing World Championship.

Como surfar no CS2

Aqui está a versão resumida: para surfar, pule em uma rampa e mantenha o equilíbrio na inclinação usando as teclas A e D e movendo o mouse. Na maioria dos casos, você vai querer se inclinar em direção à rampa, então pressione A para se movimentar para a esquerda se a rampa estiver à sua esquerda, e D para se mover para a direita se a rampa estiver à sua direita. Não pressione as teclas W ou S enquanto estiver surfando.

Navegar em um mapa de surf é mais complexo do que isso: surfar no CS2 é uma habilidade que requer tempo e prática para ser desenvolvida. Conheça a teoria completa por trás do surf para reduzir a fase de tentativa e erro! Aqui está a versão longa de como surfar no CS2:

Entrando num Server de Surf no CS2 ou Iniciando um Mapa

Primeiro, você precisará de um mapa de surf — os mapas oficiais do CS2 não servirão, em parte porque há poucas superfícies adequadas para surfar, e em parte porque os servidores de surf vêm com configurações específicas que tornam o surf possível (e mais divertido). Servidores de surf também vêm com um mapa já incluído e com estatísticas úteis sobre seu desempenho, como sua velocidade, tempo e classificação. 

Para entrar em um server de surf:

  1. Vá para a tela de Jogar no CS2
  2. Selecione o ícone do globo para ver servers da comunidade
  3. Da lista de servidores disponíveis, escolha um que tenha a palavra “surf” no nome
  4. Clique em “Conectar” para entrar no servidor escolhido
  5. Baixe o mapa usado no servidor, se necessário (você será solicitado a fazer isso) 

Ao escolher um servidor, escolha um com um baixo ping e preste atenção ao número de jogadores para garantir que haja um lugar livre para você. 

Embora entrar em um servidor de surf seja a maneira mais fácil de surfar no CS2, não é a única: se você quiser surfar offline, pode carregar um mapa de surf sem se conectar a um servidor. Encontre um mapa de sua preferência na Steam Workshop e inscreva-se nele — ele aparecerá em sua lista de mapas disponíveis no CS2. Depois, é só carregá-lo como você faria com qualquer outro mapa. Vamos incluir algumas sugestões de mapas para iniciantes mais tarde neste post. 

Então! Você entrou em um servidor de surf ou iniciou um mapa, se aproximou da borda do saguão inicial, pulou na primeira rampa… e escorregou direto para o abismo abaixo. 

Sim, isso acontece com a maioria das pessoas na primeira vez que tentam surfar no CS2. Vamos revisar o processo, desde subir na rampa até ficar nela e se mover suavemente de uma rampa para outra.

Subindo na Rampa

Se pular direto no lado de uma rampa, corre o risco de bater nela e cair direto.

Ao subir em uma rampa de cima, tente cair logo além da borda superior, também conhecida como crista ou espinha. Mire seu pulo na espinha e olhe para a parte inferior da rampa para acertá-la no ângulo certo. 

Como surfar no CS2: subindo na rampa 1

Se estiver subindo em uma rampa diretamente à sua frente, tente cair perto da borda que está virada para você para deslizar suavemente até a rampa.

Como surfar no CS2: subindo na rampa 2

Ficando na Rampa

Uma vez que tenha feito contato com a rampa, precisará strafar em sua direção usando A ou D, dependendo de qual lado subiu. Se estiver do lado esquerdo da rampa (a rampa está à sua direita), strafa pra direita com D. Se estiver do lado direito com a rampa à sua esquerda, strafa pra esquerda com A.

Como surfar no CS2: strafing

A única exceção é quando uma rampa faz curva. Durante uma curva, deve-se strafar para longe da rampa. E voltar a strafar em sua direção assim que ficar reta de novo.

Como surfar no CS2: strafing (curva)

Mova o mouse para esquerda e direita para ajustar sua posição na rampa: mover o mouse em direção à rampa te fará subir a rampa (mais perto da espinha), enquanto mover o mouse pra longe da rampa te moverá em direção à parte inferior e eventualmente saltará para fora. Surfar na parte inferior da rampa costuma te dar mais velocidade. Se sentir que mover o mouse quebra seu equilíbrio, tente diminuir a sensibilidade de mouse nas configurações.

Importante: Assim que estiver no ar ou na rampa, solte o W e não o pressione novamente enquanto estiver surfando. Apertar W não aumentará sua velocidade. Na maior parte das vezes vai te derrubar da rampa. O mesmo vale para o S.

Movendo-se entre Rampas

A maior parte (se não todos) dos mapas de surf envolvem um caminho de obstáculos onde você surfa continuamente por uma série de rampas. Se mover suavemente entre elas é chave para não cair, manter a inércia e conseguir um tempo bom.

Uma vez que chegar ao fim de uma rampa, seu personagem vai pular automaticamente e, com sorte, voar em direção à próxima rampa. O quão rápido você sairá da rampa e quão alto pulará depende principalmente da sua trajetória na primeira rampa.

Pulo Alto/Baixo

Se seu personagem estiver virado para o topo da rampa quando está prestes a sair, pulará alto mas perderá velocidade. Isso é útil em algumas situações, especialmente quando há um obstáculo bloqueando seu caminho. Porém, no geral, é preferível evitar pulos muito altos: perderá preciosos segundos enquanto está no ar e, mais importante, verá uma grande queda na sua velocidade.

Como surfar no CS2: Pulo alto

O outro lado, se está surfando na parte inferior da rampa quando pula, manterá sua velocidade, mas não pulará muito alto. Essa costuma ser a técnica preferível, já que pular baixo mantém sua inércia e te dá um tempo melhor.

Como surfar no CS2: Pulo baixo

Strafing no Ar (Airstrafing)

Enquanto estiver no ar você pode (e deve) ajustar sua posição para cair na próxima rampa no ângulo correto. Isso é conhecido como airstrafing, e envolve strafar e mover seu mouse para direita ou esquerda ao mesmo tempo. Então, se quiser virar para a esquerda no ar, aperte A e mova o mouse para a esquerda exatamente ao mesmo tempo. Para fazer airstrafing para a direita, aperte D e mexa o ou mouse para a direita.

Encontrando Servidores de Surf no CS2

Já delineamos como achar e encontrar um server de surf da comunidade, e em maior parte, muitos deles terão experiências parecidas. O que mais importa é o mapa que o servidor usa. Poderá ver essa informação quando escolher seu servidor no jogo. 

Também pode encontrar um server visitando sites que listam servers de surf, como Cybershoke.net ou Xplay.gg.

Muitos nomes de server incluem o nível de habilidade recomendada para completar o mapa. Verá níveis de dificuldade listas como “iniciante”, “novato”, “intermediário” e assim por diante, ou expressados em Tiers (T para abreviar). Os Tiers vão de 1 a 6, com o Tier 1 (T1) sendo o mais fácil e Tier 6 (T6) o mais difícil.

Mapas de Surf CS2

Os mapas variam em dificuldade e estilos visuais, então experimente alguns para encontrar a escolha certa para suas habilidades e preferências. Aqui estão algumas sugestões para iniciantes:

1. surf_utopia_njv

Considerado um clássico quando se fala de mapas de surf, Utopia é um mapa linear Tier 1 que é perfeito pros noobs. (Linear nesse caso significa um trajeto contínuo com começo e fim, em vez de um parque de surf aberto) Tem um estilo visual discreto que é agradável e não distrai muito. Veja-o na Steam aqui.

surf_utopia_njv mapa de surf CS2

2. surf_kitsune

Jogue uma vez e o reconhecerá instantaneamente pra sempre: o Kitsune tem um estilo visual tão distinto que não dá pra confundir com nenhum outro mapa. Veja-o na Steam aqui.

surf_kitsune mapa de surf CS2

3. surf_nyx

Surfe por cavernas cheias de cristais roxos brilhantes e um ar de mistério. Iniciantes não terão problemas navegando o trajeto linear Veja-o na Steam aqui.

surf_nyx mapa de surf CS2

Beleza, é o que temos para hoje! Agora que sabe o básico de como surfar no CS2, divirta-se colocando a teoria em prática, encontrando seus mapas favoritos e superando seus recordes de tempo e velocidade. Boa sorte!

KeyDrop Team

Compartilhe:

Você também pode gostar

As 15 melhores skins de M4A1-S no CS2

As Melhores Opções de Inicialização do CS2