Recap da IEM Katowice 2024: O Primeiro Evento Enorme de CS2 - KeyDrop Blog
Pular para o conteúdo
Voltar para a página inicial

Recap da IEM Katowice 2024: O Primeiro Evento Enorme de CS2

KeyDrop Team

A IEM Katowice, o primeiro grande torneio de 2024 (e indiscutivelmente, o primeiro torneio massivo de CS2) acabou de terminar, e estamos aqui para lhe dar um resumo do confronto na Silésia. Vamos começar com o Play-In e ir até os vencedores surpresa! Então, você está pronto para um flashback da IEM Katowice 2024? Vamos lá!

O Play-In

O torneio Play-In viu 16 equipes competindo por oito vagas no torneio principal no lendário Katowice Spodek — o Mecca dos esports poloneses. Entre as equipes, dois elencos — ENCE e Rebels eram principalmente poloneses, enquanto o recém-reformado GamerLegion contava com a lenda polonesa do CS, Janusz “Snax” Pogorzelski, e o BIG com o AWPer polonês-britânico Mateusz “mantuu” Wilczewski. Alguns nomes conhecidos também apareceram no Play-In com Astralis, Cloud9, Apeks, Heroic, FURIA e Virtus.Pro.

O torneio foi organizado como um torneio de eliminação dupla, o que significa que cada equipe jogaria duas partidas. Ganhe duas, e você está dentro. Perca mais de uma, e você está fora. Simples assim

A primeira rodada viu alguns resultados interessantes, já que a equipe da casa Rebels venceu a Cloud9, a FURIA perdeu para The Mongolz, enquanto Astralis perdeu para Heroic em um duelo dinamarquês. EternalFire derrotou BetBoom, Spirit venceu Apeks, e GamerLegion ganhou contra M80. ENCE não teve um bom começo em seu país natal, já que perdeu para os vizinhos do BIG. 

Isso resultou em uma segunda rodada em que Heroic derrotou BIG, Spirit derrotou The Mongolz, GamerLegion garantiu o retorno de Snax ao Spodek com uma vitória sobre a Virtus.Pro, mas EternalFire tornou as comemorações agridoces ao derrotar Rebels.

Na chave inferior, Cloud9 eliminou BetBoom, ENCE ficou vivo derrotando Astralis, Apeks mandou FURIA de volta para o Brasil, e M80 venceu Rooster em uma batalha dos azarões.

Enquanto Heroic, Spirit, GamerLegion e EternalFire aguardavam os classificados restantes, a última rodada viu a Cloud9 vencer o confronto CIS contra a Virtus.Pro, os heróis locais ENCE derrotaram TheMongolz, enquanto Apeks e Rebels se juntaram aos vencedores, enviando BIG e M80 para casa.

A Fase de Grupos

À medida que entramos na Fase de Grupos da IEM Katowice 2024, o campo ficou muito mais difícil. Juntando-se às 8 equipes da Fase de Entrada, estavam FaZe, Mouz, ambos com poloneses em suas equipes, com o lendário Filip “NEO” Kubski treinando FaZe e Kamil “siuhy” Szkaradek, além de Complexity, G2, Vitality, Monte, Falcons e Na’Vi.

O Grupo A viu FaZe, Rebels, Falcons, Eternal Fire, Na’Vi, Spirit, Complexity e Apeks competirem por 3 vagas nos playoffs, com Spirit, FaZe e Falcons garantindo vaga nas quartas de final, e Spirit derrotando FaZe na disputa pelas semifinais.

Enquanto isso, no Grupo B, com Vitality, ENCE, G2, Heroic, Monte, GamerLegion, Cloud9 e Mouz, este último avançou rapidamente pelo grupo e garantiu o lugar na semifinal, deixando de fora os heróis locais ENCE, que foram acompanhados por G2 nas quartas de final.

As grandes surpresas foram, é claro, as eliminações precoces de Vitality e Na’Vi. A equipe francesa perdeu para ENCE e Heroic, enquanto a equipe CIS vacilou contra a recém-estabelecida equipe financiada pela Arábia Saudita. 

A Fase de Knockout

O primeiro jogo das quartas de final foi realmente emocionante entre ENCE e Falcons, incluindo um final de 13-11 no decisivo mapa Nuke, quando a ENCE falhou em capitalizar uma grande reviravolta e em alguns rounds-chave, decepcionando a torcida da casa. Falcons seguiria para enfrentar os promissores Spirit.

FaZe eliminou G2 com facilidade em uma vitória por 2-0 que nunca pareceu estar em dúvida, preparando um confronto entre o antigo núcleo da MOUZ composto por Robin “ropz” Kool, Finn “karrigan” Andersen e David “frozen” Cerny contra a recém-formada MOUZ


Como adendo, é incrível que a MOUZ tenha passado por várias mudanças de elenco e seja frequentemente uma espécie de “time-fazenda” para organizações maiores, tendo perdido superastros como Nikola “NiKo” Kovacs, bem como os mencionados ropz e frozen para outras equipes, no entanto, eles consistentemente encontram novos talentos jovens que acabam com resultados entre os quatro primeiros em grandes torneios. É impressionante de verdade.

Falando em juventude, a média de idade da Team Spirit de 20,8 anos não foi uma barreira em sua vitória nas semifinais sobre a equipe muito mais experiente Falcons, pois os eliminaram em duas vitórias de mapa relativamente fáceis A FaZe teve um pouco mais de dificuldade em seu segundo mapa com o Mouz, mas ainda saiu vitorioso. 

Com a final definida, todos esperavam que a FaZe usasse sua experiência para vencer a Spirit, especialmente em um formato melhor de 5 favorecendo a experiência e versatilidade da FaZe. Por outro lado, a Spirit não perdeu um mapa desde sua derrota no primeiro mapa para o Na’Vi, derrotando a FaZe por 2-0 uma vez. Com base em uma performance surpreendente do jovem de 17 anos Danil “donk” Kryshkovets, a Spirit não pôde ser ignorada. 

No final, o cenário familiar dos azarões chegando até a final apenas para perder contra os veteranos experientes… não se repetiu. Spirit venceu a FaZe em 3 mapas limpo, incluindo duas escolhas da FaZe’s: Nuke e Overpass, bem como uma vitória no território da Spirit, Mirage. Donk levou para casa a honra de MVP da HLTV, e Spirit venceu seu primeiro título IEM Grand Slam.

O Futuro

Isso é tudo para a IEM Katowice 2024. Com grandes surpresas e grandes performances, estamos nos aproximando da temporada dos Majors com eventos RMR começando em 14 de fevereiro e o próprio Major começando em março. Manteremos você informado à medida que nos aproximamos do grande evento… mas uma coisa é certa. Parece que o CS2 está abrindo espaço para novas equipes deixarem sua marca. 

Quem você acha que vai vencer o Major de Copenhague? Você acha que a Spirit continuará em sua trajetória vitoriosa? Deixe-nos saber em nossas redes sociais.

Você também pode gostar

M4A4 vs. M4A1-S no CS2: Comparação Completa

PGL Major Copenhagen 2024: Prévia